Sep132017

Comunicado do CNI pela solidariedade com os povos afetados pelo terremoto e denunciando a continuidade do desalojamento capitalista

A Sexta Nacional e Internacional

Aos meios livres de comunicação

Ao povo do México

Os povos, nações, tribos e bairros indígenas do Congresso Nacional Indígena expressamos nosso apoio e solidariedade com as e os companheiros dos povos irmãos da região do Istmo de Tehuantepec, Oaxaca, assim como nossos irmãos e irmãs da costa de Chiapas, em relação ao terremoto ocorrido na noite do dia 7 de setembro, que deixou destruição, feridos e companheiros mortos de nossas comunidades.

Sabemos que, como acostumam os maus governos, estes vão só a zombar do nosso sofrimento, tirar uma fotografia sobre os escombros e lucrar sobre a dor dos povos em desgraça, por isso que chamamos aos homens e mulheres de bom coração, aos coletivos da Sexta Nacional e Internacional e a todo o povo do México, a solidarizar-nos e a concentrar cobertas, alimentos no perecíveis e medicamentos em apoio aos povos de aquelas regiões no domicilio do Concelho Indígena de Governo (CIG) do Congresso Nacional Indígena localizado na rua Dr. Carmona y Valle No. 32, colonia doctores, na cidade do México, a quadra e meia da estação do metrô Cuauhtémoc, também convocamos a abrir centros de arrecadação por toda a geografia nacional procurando canalizar o apoio a través do CIG para que chegue diretamente aos povos afetados. Para isso põe-se a disposição o endereço oficial de email: comunicacion@congresonacionalindigena.org.

A todos eles, nosso acompanhamento respeitoso

Denunciamos a continuidade da guerra capitalista para desalojar a nossos povos. Particularmente a comunidade autónoma tepehuana e wixárika de San Lorenzo Azqueltan, no município de Villa Guerrero, Jalisco, que está enfrentando o desalojo de suas terras por supostos pequenos proprietários e agressões a suas autoridades agrarias.  Recentemente tem-se intensificado os despojos das terras comunais e a perseguição as autoridades agrarias por parte do Prefeito Municipal Aldo Gamboa Gutiérrez, que tem instigado a violência, o despojo, perseguição  e ameaças contra os companheiros, pois tem dado gado a pessoas alheias a  comunidade para que se adonem de terrenos comunais e ameacem de morte as autoridades comunitárias, como as ameaças que receberam segunda feira, dia 21 de agosto justo ao sair da prefeitura municipal onde se reuniram com o prefeito para tratar de deter as agressões. Logo depois houve a negação de serviços municipais a filhos de companheiros, como o transporte da comunidade ao município onde estudam e a perseguição policial das autoridades agrarias.

Por isso, fazemos responsável ao prefeito municipal de Villa Guerrero, Jalisco, Aldo Gambóa Gutiérrez da integridade e segurança das autoridades e companheiros de San Lorenzo Azqueltán e exigimos que cesse o desalojo de terras.

Repudiamos os atos de violência suscitados no dia 3 de setembro do presente ano na comunidade Ikoot de San Mateo del Mar, Oaxaca onde pistoleiros a cargo do cacique Jorge Leoncio Arroyo Rodríguez, arremeteram a tiros contra a população quando terminavam de eleger as autoridades municipais por usos e costumes, ataque que deixou a vários companheiros feridos.

A 9 de setembro de 2017

Pela Reconstituição Integral de Nossos Povos